Pequenos gestos que podem fazer uma enorme diferença!
Ajudando a proteger o ambiente natural dos locais que visitamos, a sua cultura, os seus hábitos e tradições, estamos a assegurar a felicidade das populações residentes o que irá permitir também uma maior disponibilidade destes em receber os viajantes. Teremos certamente uma experiência de férias ainda melhor, e ajudaremos a garantir a sua preservação!
Seja um viajante consciente e siga as nossas dicas:
Sempre que possível, opte por voos diretos: Viaje com menos stress e com a certeza de que a pegada ecológica da sua viagem é a menor possível. Sempre que possível, opte por Companhias Aéreas que têm programas de compensação de emissões de CO2. Pergunte-nos e nós contar-lhe-emos tudo!
E que tal uma viagem de comboio? Para viagens dentro da mesma região geográfica, é o meio de transporte ideal: confortável, moderno, eficiente, e com o bónus de poder desfrutar de paisagens que não teria oportunidade de ver se viajasse de avião ou conduzisse um carro.
Diga não ao plástico. Sempre que possível, leve consigo uma garrafa de água reutilizável, não utilize sacos plásticos, e será que precisa mesmo de uma palhinha na sua bebida?... Leve na sua bagagem a regra dos 3 R: reduzir, reutilizar e reciclar!
Respeite a Natureza! Não saia dos trilhos marcados nos parques naturais, não deixe lixo em lado algum e, se for fumador, tenha um especial cuidado: os cigarrps, para além de conterem milhares de químicos, podem provocar incêndios.
Recuerdos? Sim, mas só se forem very typical! Prefira sempre o artesanato e os produtos locais, em detrimento de bugigangas que poderá comprar em qualquer lado. Os materiais usados também devem merecer a sua especial atenção: não compre nada que seja feito de peles, dentes, marfim ou corais, entre outros. E, por favor, não caia na tentação de trazer “lembranças” da natureza ou da cultura. Pense que, se todos trouxéssemos uma pedrinha do Coliseu de Roma, em breve o mesmo desapareceria.
Seja digital. Precisa mesmo de pegar em todos os mapas, folhetos, panfletos e afins? Verifique primeiro se o que precisa está disponível online. O mesmo se aplica à sua documentação de viagem: guarde tudo no seu telemóvel, tablet ou PC e viaje mais leve!
Leve a sério as indicações dadas pelos hotéis no que diz respeito ao consumo de água. A água é, cada vez mais, um bem escasso – não a desperdice!
Ninguém quer engordar nas férias, certo? Certo! Não seja aquele viajante que “enche o prato”: vai acabar por comer demais e por desperdiçar comida…
Por falar em comida… seja aventureiro! Mesmo que fique num hotel com o regime Tudo Incluído, experimente um restaurante local. Vai estar a ajudar a economia local e, quiçá, provar iguarias até então desconhecidas.
Proteja os animais selvagens. Veja, ouça, mas por favor não toque. Seja um elefante, um pequeno macaco ou ave, uma tartaruga ou um golfinho: um toque humano pode transmitir doenças fatais. E não os alimente, irá estar a alterar o seu comportamento natural e a torná-los mais vulneráveis.
A sua viagem é mais do que posts no Instagram ou no Facebook. Respeite os locais, os seus habitantes, usos e costumes. Não tire fotografias a ninguém sem perguntar primeiro se o pode fazer, e não o faça a crianças. Não caia da tentação de tirar selfies em locais que merecem respeito, sejam locais de culto ou considerados sagrados, sejam memoriais ou locais de tragédia. Sabia que há países que punem com prisão quem o fizer?
E se o aconselharmos a ser um Slow Traveler? Tente permanecer o máximo de tempo possível no mesmo local; abrande o ritmo e fique a conhecer melhor o local, as pessoas, os costumes, cheiros e paladares. Devagar se vai ao longe…
Conscientes da contribuição que podemos dar para o Turismo Sustentável, elaborámos as seguintes Políticas:
Política de Alojamento Sustentável
A nossa empresa está empenhada em promover alojamento sustentável. A sustentabilidade de um estabelecimento de alojamento é de fundamental importância, uma vez que permite à nossa empresa alargar as práticas de sustentabilidade a um elemento central das nossas viagens / cadeia de abastecimento. Na maioria dos casos, não selecionamos o alojamento para os nossos clientes. Nesse caso, a nossa política é recomendar aos nossos clientes as opções de alojamento mais sustentáveis dentro do seu orçamento. Quando temos a oportunidade de selecionar o alojamento, daremos preferência a estabelecimentos que sigam práticas sustentáveis em todos os aspetos da sua operação.
1. Âmbito de aplicação
Esta política fará parte da Política de Sustentabilidade. A política é aplicável à seleção dos fornecedores de alojamento com os quais a nossa empresa colabora. Esta política entra em vigor imediatamente após a sua aprovação pela Direção e divulgação aos nossos Colaboradores. A política será formalmente revista de dois em dois anos para assegurar a sua pertinência. Quaisquer alterações a esta política deverão ser devidamente autorizadas.
2. Princípios de alojamento sustentável
No nosso esforço para selecionar os fornecedores de alojamento mais sustentáveis disponíveis, preferimos estabelecimentos que sigam estes princípios fundamentais:
3. Considerações gerais sobre sustentabilidade
As práticas sustentáveis podem ser encontradas em todas as gamas de orçamento. Por isso, a nossa empresa analisa sobretudo as suas práticas para identificar os fornecedores mais responsáveis. As avaliações dos alojamentos comercializados pela nossa empresa podem ser feitas de várias formas:
- Informações dadas pelos nossos Agentes Locais
- Visita ao local pelo coordenador/gestor de sustentabilidade da nossa empresa
- Observações do nosso guia / representante local
- Formulário de feedback do cliente
As considerações que se seguem serão tidas em conta na avaliação alojamentos e servirão de base à preferência da nossa empresa:
Cuidados humanos: Pretendemos trabalhar com empresas que tenham um bom cuidado com os seus recursos humanos, o que é de importância fundamental para o sector do turismo. Por isso, avaliamos se o fornecedor mantém boas condições de trabalho para o seu pessoal (salário mínimo, horários de trabalho razoáveis, horas de almoço adequadas, etc.).
Política de não utilização de plástico: Os alojamentos minimizam a utilização de plástico e, como prática comum, não oferecem garrafas de água de plástico aos seus clientes. Em vez disso, o fornecedor disponibiliza locais onde os hóspedes podem encher os jarros que são fornecidos no quarto e as suas próprias garrafas.
Gestão de resíduos: Será dada preferência aos fornecedores que tenham e cumpram uma política de separação de resíduos e que, idealmente, não se limitem à separação de resíduos orgânicos para compostagem e o plástico para reciclagem.
Eficiência energética: Será dada preferência aos fornecedores que sigam práticas de eficiência energética, tais como lâmpadas economizadoras de energia e equipamento energeticamente eficiente, aconselhando os seus clientes ao uso otimizado da energia elétrica.
Consumo de água: O alojamento utiliza a água de forma eficiente. Os locais com um sistema de poupança de água na sanita e no chuveiro "ocidental" serão preferidos aos outros.
Proteção das crianças: Os alojamentos têm de garantir que os direitos das crianças são respeitados e salvaguardados. A nossa empresa não colabora com fornecedores que empreguem crianças com idade inferior a 14 anos, e as que empregam crianças com idades entre os 15 e 18 têm de garantir a existência de condições de trabalho especiais para as proteger (por exemplo, a tempo parcial ou em regime de estágio). Condenamos a exploração de crianças nas instalações e dependências dos alojamentos subcontratados. Rescindiremos qualquer contrato caso o alojamento não tome medidas adequadas para prevenir e/ou parar a exploração sexual de crianças dentro da cadeia de fornecimento direto.
Fornecimentos locais: Os alojamentos são incentivados a comprar e a utilizar produtos alimentares locais, produzidos com base em princípios de comércio justo e de sustentabilidade.
Cuidados com a biodiversidade: Os alojamentos limitam o seu efeito negativo na biodiversidade local e global sempre que possível.
Charme autêntico: Os alojamentos incorporam elementos da arte, arquitetura ou património cultural local no seu edifício.
Valor comunitário: Os alojamentos respeitam os direitos de propriedade intelectual das comunidades locais e contribuem para a comunidade local da forma que lhes for possível (por exemplo, patrocínio de eventos locais, donativos para locais de património local). Se se verificar que um alojamento contratado põe em causa a integridade e o acesso da comunidade local a recursos essenciais, serviços essenciais, acesso a meios de subsistência e acesso a sítios importantes, reservamos o direito de rescindir o contrato sem aviso prévio.
4. Estimular a melhoria das práticas sustentáveis
A nossa empresa segue uma estratégia a longo prazo para melhorar a sustentabilidade dos alojamentos. Mediante pedido ou por iniciativa própria, apoiamos iniciativas de colaboração com outros operadores turísticos e/ou partes interessadas para promover a sustentabilidade dos alojamentos. Sempre que possível, falamos com os responsáveis dos alojamentos sobre as suas práticas atuais e o que podem fazer para seguir práticas mais sustentáveis (por exemplo, através da visita de um elemento da nossa empresa ou dos nossos guias).
Além disso, podemos partilhar normas de boas práticas e orientações com os alojamentos, incluindo:
- Informações sobre as nossas certificações no âmbito da sustentabilidade
- Ferramentas de autoavaliação
- Manuais de formação
5. Sanções
Se tivermos conhecimento que um alojamento atua com base em práticas insustentáveis, a nossa empresa adverti-lo-á. Se esse fornecedor não alterar a sua prática, a nossa empresa porá termo a qualquer forma de colaboração (informal e contratual) e colocará essa empresa na lista negra de qualquer outra associação.
Política de Excursões e Visitas Sustentáveis
A nossa empresa está empenhada em promover excursões e visitas sustentáveis. A sustentabilidade de um fornecedor de excursões / visitas é de importância fundamental, uma vez que permite à nossa empresa alargar a prática da sustentabilidade a um elemento central das nossas visitas / cadeia de fornecimento. Ao selecionar excursões / visitas / atividades para os clientes, é nossa política recomendar as opções mais sustentáveis dentro do seu orçamento. Quando tivermos a oportunidade de selecionar as excursões / visitas, daremos preferência a empresas que sigam práticas sustentáveis em todos os aspetos da sua operação.
1. Âmbito de aplicação
Esta política fará parte da Política de Sustentabilidade. A política é aplicável à seleção dos fornecedores de excursões / visitas com os quais a nossa empresa colabora. Esta política entra em vigor imediatamente após a sua aprovação pela Direção e divulgação aos nossos Colaboradores. A política será formalmente revista de dois em dois anos para assegurar a sua pertinência. Quaisquer alterações a esta política deverão ser devidamente autorizadas.
2. Princípios das excursões / visitas sustentáveis
No nosso esforço para selecionar os fornecedores de excursões / visitas mais sustentáveis disponíveis, preferimos empresas que sigam estes princípios fundamentais:
3. Considerações gerais sobre sustentabilidade
As práticas sustentáveis podem ser encontradas em todas as gamas de orçamento. Por isso, a nossa empresa analisa sobretudo as suas práticas para identificar os fornecedores mais responsáveis. As avaliações das excursões comercializadas pela nossa empresa podem ser feitas de várias formas:
- Informações dadas pelos nossos Agentes Locais
- Visita ao local pelo coordenador/gestor de sustentabilidade da nossa empresa
- Observações do nosso guia / representante local
- Formulário de feedback do cliente
As considerações que se seguem serão tidas em conta na avaliação dos Agentes Locais, organizadores das excursões / visitas e servirão de base à preferência da nossa empresa:
Cuidados humanos: Pretendemos trabalhar com empresas que tenham um bom cuidado com os seus recursos humanos, o que é de importância fundamental para o sector do turismo. Por isso, avaliamos se o fornecedor mantém boas condições de trabalho para o seu pessoal (salário mínimo, horários de trabalho razoáveis, horas de almoço adequadas, etc.).
Política de não utilização de plástico: Os organizadores das excursões / visitas minimizam a utilização de plástico e, como prática comum, não oferecem garrafas de água de plástico aos seus clientes. Em vez disso, o fornecedor disponibiliza locais onde os hóspedes podem encher os jarros que são fornecidos no quarto e as suas próprias garrafas.
Gestão de resíduos: Será dada preferência aos fornecedores que tenham e cumpram uma política de separação de resíduos e que, idealmente, não se limitem à separação de resíduos orgânicos para compostagem e o plástico para reciclagem.
Eficiência energética: Será dada preferência aos fornecedores que sigam práticas de eficiência energética, tais como lâmpadas
economizadoras de energia e equipamento energeticamente eficiente, aconselhando os seus clientes ao uso otimizado da energia elétrica.
Proteção das crianças: Os organizadores das excursões / visitas têm de garantir que os direitos das crianças são respeitados e salvaguardados. A nossa empresa não colabora com fornecedores que empreguem crianças com idade inferior a 14 anos, e as que empregam crianças com idades entre os 15 e 18 têm de garantir a existência de condições de trabalho especiais para as proteger (por exemplo, a tempo parcial ou em regime de estágio). Condenamos a exploração de crianças e rescindiremos qualquer contrato caso o fornecedor não tome medidas adequadas para prevenir e/ou parar a exploração sexual de crianças dentro da cadeia de fornecimento direto.
Fornecimentos locais: Os organizadores das excursões / visitas são incentivados a comprar e a utilizar produtos alimentares locais, produzidos com base em princípios de comércio justo e de sustentabilidade.
Cuidados com a biodiversidade: Os organizadores das excursões / visitas limitam o seu efeito negativo na biodiversidade local e global sempre que possível.
Charme autêntico: Os organizadores das excursões / visitas incorporam elementos da arte, arquitetura ou património cultural local nas atividades.
Valor comunitário: Os organizadores das excursões / visitas respeitam os direitos de propriedade intelectual das comunidades locais e contribuem para a comunidade local da forma que lhes for possível (por exemplo, patrocínio de eventos locais, donativos para locais de património local). Se se verificar que um fornecedor contratado põe em causa a integridade e o acesso da comunidade local a recursos essenciais, serviços essenciais, acesso a meios de subsistência e acesso a sítios importantes, reservamos o direito de rescindir o contrato sem aviso prévio.
4. Estimular a melhoria das práticas sustentáveis
A nossa empresa segue uma estratégia a longo prazo para melhorar a sustentabilidade dos organizadores das excursões / visitas. Mediante pedido ou por iniciativa própria, apoiamos iniciativas de colaboração com outros operadores turísticos e/ou partes interessadas para promover a sustentabilidade das excursões / visitas nos nossos destinos. Sempre que possível, falamos com os organizadores das excursões / visitas sobre as suas práticas atuais e o que podem fazer para seguir práticas mais sustentáveis (por exemplo, através da visita de um elemento da nossa empresa ou dos nossos guias). Além disso, podemos partilhar normas de boas práticas e orientações com os nossos organizadores das excursões / visitas, incluindo:
- Informações sobre as nossas certificações no âmbito da sustentabilidade
- Ferramentas de autoavaliação
- Manuais de formação
5. Sanções
Se for tivermos conhecimento que um organizador de excursões / visitas atua com base em práticas insustentáveis, a nossa empresa adverti-lo-á. Se esse fornecedor não alterar a sua prática, a nossa empresa porá termo a qualquer forma de colaboração (informal e contratual) e colocará essa empresa na lista negra de qualquer outra associação.
(atualização: 5 de abril 2023)
Saiba mais acerca de Turismo Sustentável com a Organização Mundial de Turismo.
Nós agradecemos.
Mas, acima de tudo, o Planeta agradece!