• Blog
  • Válido até 30-12-2030
  • Preço sob Consulta

Nome: Manuela Varanda
Função: Directora Comercial, Clube Viajar
Cidade: Lisboa

A Praça do Comércio, uma das maiores da Europa, fica à beira do rio Tejo e é porta de entrada para a baixa de Lisboa . Foi praia em 1147, foi residência de Reis (1511 rei D. Manuel I), passando a chamar-se “Terreiro do Paço”, nome ainda usado.  Hoje em dia está repleta de esplanadas, restaurantes e muitas vezes tem concertos em palcos montados na Praça. No cais das colunas, onde a praça abraça o rio, estão dois pilares monolíticos nos extremos e é local de fotografia de por do sol ou visitar a escadaria que segue até ao Tejo. 
Desde aqui podemos subir a Rua do Ouro e subir ao Carmo e Bairro Alto no elevador de Santa Justa, que lembra a estrutura da Torre Eiffel e que é um transporte publico, construído em 1902, a melhor forma de chegar á parte alta da cidade, avistando a Praça D, Pedro IV (Rossio) .
Chegamos ao Convento do Carmo, antigo convento da Ordem das Carmelitas, fundado por  D. Nuno Álvares Pereira em 1389, mais tarde o Santo Condestável, foi a principal Igreja gótica de Lisboa, competindo pela sua monumentalidade com a Sé.  Foi parcialmente destruído com o terramoto de Lisboa. Hoje abriga as ruínas e o museu arqueológico e serve de palco para diversos eventos como o espetáculo imersivo “Lisbon Under Stars”.  
Daqui podemos descer ao Chiado e Bairro Alto, que representam a Lisboa mais alternativa . Há quem chame o Chiado de “Montmartre de Lisboa”, pela sua elegância e boémia. Há que fazer uma paragem na “ A Brasileira” para um café, um dos mais antigos e emblemáticos cafés de Lisboa, ponto de encontro de intelectuais de outrora (com a estátua de Fernando Pessoa, sentado junto à esplanada), é um espaço que preserva o charme e a elegância originais, é quase como uma viagem no tempo. 
O Chiado também está repleto de lojas, pastelarias com doces conventuais, livrarias e esplanadas para petiscar. Desde a Praça D. Luis de Camões vêem-se todas as estreitas ruas do Bairro Alto. Durante o dia, encontra no Bairro Alto várias lojas alternativas, de discos, de arte e cabeleireiros;  à noite bares e pequenos restaurantes com comida típica e Fado. O Cais do Sodré (junto ao Rio) tem inúmeros restaurantes para todos os gostos, sendo a gastronomia influenciada pela proximidade do mar. As especialidades tipicamente lisboetas são as pataniscas de bacalhau, peixinhos da horta, assim como o  famoso Bife à Café, considerado um "ex-líbris" alimentar da capital. O doce mais famoso de Lisboa é o tradicional Pastel de Nata, confecionado numa antiga fábrica na Freguesia de Belém, mais conhecido como Pastel de Belém, ou mais recentemente os da “Manteigaria” no Chiado.
o bairro de Santos, o “design district” de Lisboa, encontra ateliers e lojas de autor únicas. 
Na outra colina, junto ao Castelo, está o bairro mais antigo e genuíno de Lisboa, Alfama, fundado pelos árabes que lhe chamaram “Al- Hama” que significa fontes de águas quentes. Perder-se nas ruelas estreitas de Alfama e observar as cores dos prédios, da roupa estendida, ouvir as  conversas dos vizinhos.  A calçadinha de Santo Estêvão é passagem obrigatória, assim como admirar a fantástica vista do Miradouro de Santo Estêvão. Uma espreitadela na Igreja de São Vicente de Fora, no Panteão Nacional e no Chafariz d'elRei – que terá sido o primeiro chafariz público na cidade de Lisboa – são indispensáveis. O palacete transformado em pequeno hotel é um espaço lindíssimo a visitar, “brunchar” ou tomar um chá de tarde. Em Junho (entre 10 e 13) festejam-se em Alfama os Santos Populares com muita  e cheiro a majericos e a sardinha assada que se come em cima de pão. 
Junto ao Martim Moniz , sugestão de almoço com comida típica e de assinatura do Chef Vitor Sobral e uma das melhores vistas de Lisboa – Restaurante Panorâmico Varanda de Lisboa – (arroz de pato no forno ou pataniscas de bacalhau), fica junto à Praça Martim Moniz.
Lisboa é muitas vezes descrita como a cidade das 7 colinas, designação que remonta à época da ocupação romana em que se afirma que foi fundada em cima de 7 colinas, tal como Roma. 
Há quem defenda que são 8, considerando a Graça. Mitos à parte, em cada colina podemos encontrar diversos miradouros com vistas magníficas em que a cidade se vislumbra a ela própria. E o mais interessante de tudo, é que cada ponto possui uma vista única e magnífica da romântica cidade de Lisboa.
Com o sol quase sempre presente e uma luz única, Lisboa preza pela sua beleza única, singularidade arquitetónica, pela hospitalidade, gastronomia, tradição, história, modernidade, cultura e lazer.
Rica em monumentos, bairros típicos (Baixa Pombalina, Belém, Bairro Alto, Chiado, Bica, Alfama,  Mouraria, Madragoa, Graça), zona ribeirinha, casas de Fado, parques, jardins e miradouros, Lisboa oferece várias possibilidades para descobrir, visitar e desfrutar do vasto património natural, histórico e cultural. 
Acrescentaria: Portugal é LINDO!!

04/06/2021

Com escritórios no Porto, Lisboa e Aveiro, actua nas áreas de Corporate, Lazer, Grupos, Incentivos e Eventos.

dmc@clubeviajar.pt