O DMC Clube Viajar quer ser reconhecido como uma empresa que presta serviços de qualidade no âmbito da comercialização e organização técnica de viagens, à medida das necessidades dos clientes. Este objetivo está assente em práticas de gestão, atuais e transparentes, desempenhado em parceria com todas as partes interessadas e considerando todas as responsabilidades sociais e ambientais da empresa.
A nossa visão consiste em continuar a ser o que somos hoje, mas melhores. Temos como missão prestar e garantir um serviço de excelência. Atuar com rigor, transparência e responsabilidade, garantindo qualidade, experiência e inovação, sendo o foco o nosso melhor ativo, o cliente. A nossa visão e missão assentam em valores que consideramos fundamentais: o rigor, a ética, a confiança, a seriedade, a competência e a responsabilidade social e ambiental. O Código de Conduta, Ética, Responsabilidade Social e Ambiental do Clube Viajar sublinha e tem por base este conjunto de princípios gerais, orientadores da conduta e da atividade da nossa empresa, a observar pela Gerência e pelos Colaboradores na sua relação com Clientes, Fornecedores e restantes Stakeholders.

Política da Qualidade
O DMC Clube Viajar, consciente de que o mercado em de organização e comercialização de viagens é cada vez mais exigente e competitivo, considera que os esforços de todos devem estar direcionados na melhoria contínua da eficácia do sistema da qualidade e na fidelização dos clientes. Estas intenções só são conseguidas com a colaboração de todos, sendo fundamental a consciencialização, das seguintes linhas de orientação:

  • Manter o prestígio e desenvolvimento contínuo da empresa;
  • Interpretar e respeitar os requisitos das partes interessadas, antecipando as suas necessidades;
  • Melhorar a satisfação dos clientes;
  • Assegurar a adequação das competências do pessoal;
  • Abrir, acompanhar e concluir os processos comerciais de acordo com os procedimentos definidos;
  • Identificar e cumprir os requisitos das normas de referência, legais, regulamentares e outros assumidos pelo Clube Viajar;
  • Avaliação do desempenho dos parceiros com quem são estabelecidos acordo comerciais.


Política Ambiental
O DMC Clube Viajar, consciente de que a organização e comercialização de viagens tem impacto ambiental, compromete-se enquanto organização na melhoria contínua do desempenho ambiental, assim como no envolvimento de todas as partes interessadas, e em prosseguir os seguintes princípios:

  • Promover ações e tomar decisões que permitam a constante redução da pegada ecológica da organização;
  • Agilizar as suas práticas com vista à redução de desperdícios e prevenção da poluição;
  • Estabelecer um conjunto de medidas que garantam uma maior eficiência energética;
  • Definir como meta a redução de utilização de papel, limitando o seu uso ao estritamente indispensável;
  • Ter especial atenção aquando da escolha dos equipamentos eletrónicos, optando sempre pelas gamas de maior eficiência energética;
  • Reforçar as práticas de reciclagem e de redução de resíduos;
  • Identificar e cumprir os requisitos das normas de referência, legais, regulamentares e outros assumidos pelo Clube Viajar;
  • Divulgar aos seus clientes princípios básicos para um Turismo Sustentável.


Política de Responsabilidade Social
O DMC Clube Viajar, consciente de que a organização e comercialização de viagens que desenvolve tem impacto em diversas áreas da nossa sociedade, compromete-se enquanto organização, na melhoria continua do desempenho da responsabilidade social, assim como no envolvimento de todas as partes interessadas, e em prosseguir os seguintes princípios:

  • Respeito e cumprimento dos princípios de responsabilidade social;
  • Preservação e respeito pelo meio ambiente;
  • Abertura para o diálogo e promoção da justiça;
  • Atuação ética assente no respeito pelo indivíduo e seus direitos;
  • Igualdade de direitos e oportunidades;
  • Oportunidade de trabalho e o desenvolvimento pessoal e profissional;
  • Adequada aplicação da lei e respeito pelos seus representantes;
  • Confiança e rigor nas relações empresariais;
  • Patrocínio de iniciativas das comunidades locais e da sociedade, em geral, numa lógica de apoio efetivo ao desenvolvimento;
  • Identificar e cumprir os requisitos das normas de referência, legais, regulamentares e outros assumidos pela organização;
  • Abordar os aspetos da responsabilidade social significativos;
  • Divulgar aos seus clientes princípios básicos para um Turismo Sustentável.


Política de Sustentabilidade
Há muito que o DMC Clube Viajar tem consciência da importância que a sua ação pode ter para ajudar a minimizar o impacto das suas atividades no Planeta. A nossa visão e missão assentam em valores que consideramos fundamentais: o rigor, a ética, a confiança, a seriedade, a competência e a responsabilidade social e ambiental, refletidas nas nossas Política de Qualidade, Política Ambiental e Política de Responsabilidade Social, orientadores da conduta e da atividade da nossa empresa, a observar pela Gerência e pelos Colaboradores na sua relação com Clientes, Fornecedores e restantes Stakeholders.
Assim, comprometemo-nos a:

  • Desenvolver um ambiente de trabalho que potencie a diversidade e inclusão, a meritocracia e a igualdade no acesso a oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional para os nossos colaboradores, promovendo o talento, o bem-estar e o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional;
  • Escolher os fornecedores com base em critérios claros e imparciais e tratá-los com respeito, nomeadamente honrando os compromissos com eles assumidos;
  • Contribuir para o desenvolvimento de atividades que gerem valor económico nas comunidades locais;
  • Adotar as melhores práticas para a proteção do ambiente, incluindo a prevenção da poluição, através da utilização racional dos recursos, da redução dos consumos energéticos e emissões associadas, da implementação de práticas de mobilidade sustentável, da gestão adequada de resíduos e da proteção da biodiversidade e ecossistemas, de forma a reduzir a nossa pegada ecológica;
  • Tratar os clientes com profissionalismo, respeito e lealdade, e proporcionar-lhes produtos e serviços de excelência;
  • Facultar aos clientes as informações necessárias a uma tomada de decisão esclarecida e assegurar o cumprimento escrupuloso das condições acordadas;
  • Assegurar confidencialidade e privacidade;
  • Organizar, comercializar, divulgar e aconselhar viagens mais sustentáveis, que obedeçam a critérios sociais, culturais e ambientais definidos por nós e inspirados nos critérios do Global Sustainable Tourism Council, por forma a que:
    • sejam amigas do ambiente, ou não o sendo produzam mecanismos de compensação do dano causado (como programas de compensação de emissões de CO2);
    • tenham um impacto positivo na comunidade de acolhimento e no ecossistema do destino;
    • impulsionem a qualidade de vida local e promovam a preservação do património cultural;
    • sejam uma inspiração na sensibilização não só dos nossos fornecedores, mas também nos colaboradores, clientes e em todas as pessoas que connosco interagem.

Os princípios que elegemos para definir esta Política têm por base os Objetivos Globais de Sustentabilidade, pelo que serão fatores de exclusão na organização e comercialização de viagens:

  • exploração e assédio;
  • trabalho infantil;
  • desrespeito pela igualdade de oportunidades;
  • desrespeito pelo trabalho decente;
  • serviços que de alguma forma ameaçam as comunidades;
  • venda, negociação ou exposição de artefactos ilegais;
  • recolha e comércio de espécies selvagens ou atividades que desrespeitam o bem-estar animal.

 

Sempre que vir este símbolo num dos nossos programas ou ofertas significa que os mesmos têm preocupações e princípios ambientais ou sociais, podendo consultar um pequeno resumo dos mesmos. De igual forma, definimos algumas dicas para que os viajantes possam contribuir para um turismo mais sustentável, disponíveis para consulta nas nossas páginas. Ajudando a proteger o ambiente natural dos locais que visitamos, a sua cultura, os seus hábitos e tradições, estamos a assegurar a felicidade das populações residentes o que irá permitir também uma maior disponibilidade destes em receber os viajantes. Teremos certamente uma experiência de férias ainda melhor, e estaremos a contribuir para a sua preservação!

(atualização: 30 de março 2023)

Com escritórios no Porto, Lisboa e Aveiro, actua nas áreas de Corporate, Lazer, Grupos, Incentivos e Eventos.

dmc@clubeviajar.pt